Fumeiro Artesanal de Seia

Foi na pequena aldeia de Póvoa das Quartas, no sopé da Serra da Estrela, que nasceu um ofício, um gosto e uma destreza única, que nos segredam costumes e tradições seculares na arte de bem confeccionar fumados e enchidos, numa tradição que remonta a 3 gerações.

Inicialmente um negócio local, próspero e em constante crescimento, dá origem, em 1978, através do seu fundador José Mendes, à empresa, produzindo sempre os enchidos de um modo artesanal. Nesta fase, os enchidos tinham como destino toda a região da Beira Alta, bem como o mercado municipal da Covilhã. Em 1999 surge a unidade fabril, que principia um novo ciclo, associado à marca Fumeiro Artesanal de Seia.

Sempre fiel ao processo de produção artesanal, aos exigentes critérios de selecção dos ingredientes e das matérias-primas de origem natural, o Fumeiro Artesanal de Seia viu, desde o início, a qualidade e o método artesanal de produção dos seus produtos reconhecidos. O Fumeiro Artesanal de Seia é membro da Associação dos Artesãos da Serra da Estrela, e está a ser alvo de estudo pelo PPART - Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais.

O Fumeiro de Seia é hoje uma referência de qualidade, na área de enchidos artesanais de alta qualidade em Portugal.